sexta-feira, 27 de maio de 2011

Sexta, sexta, sexta..... Overdose de sexta!!!

Oi gente!

Sou a Ingrid e essa é a primeira vez que estou postando... Eu sei, eu sei... muito feio da minha parte! É que eu sou meio caipira nessas coisas de internet... Mas o blog está tão lindo que não posso fazer essa desfeita com minhas amigas... Tudo bem que meu dia na cozinha é sexta-feira, mas como muitos dizem por aí: antes tarde que mais tarde!

Vou colocar aqui duas receitas que fiz recente e que as meninas gostaram muito!
A primeira eu peguei com a minha cunhada a Haffa... Queria alguma coisa bem prática e que tivesse frango... Aliás, a Karoll disse que já tenho “cara de frango”, pois quase todas as minhas receitas têm frango... Ainda bem que ela não disse “galinha”... hehehe. A segunda receita peguei na internet só para saber como fazer a famosa massa podre, mas descobri que o frango do empadão é um pouco diferente... Lá no site dizia que era receita de lanche salgado, mas eu servi no almoço mesmo e ninguém reclamou... Junto com a salada da Mônica e o suco de uva ficou perfeito!

Fricasse de Frango



1 kg de filezinho de frango
1 cebola
3 dentes de alho
1 caixa de creme de leite
1 copo de requeijão
1 lata de milho verde
200g de queijo mussarela
1 pacote de batata palha (não usa tudo)

O frango eu faço sempre do mesmo jeito. Depois de descongelar pico ele em pedaços pequenos e coloco na panela de pressão junto com alho e sal. Coloco por 10 minutos na pressão... Minha sogra diz para só desligar o fogo quando estiver com o cheirinho de que já está pegando no fundo, mas como meu olfato não é nada apurado eu sempre acabo abrindo antes, com medo de queimar. Só depois coloco a cebola e deixo mais um pouco no fogo e vou mexendo bem... O frango acaba desfiando sozinho.
No liquidificador coloco o creme de leite, o requeijão e o milho verde. Ah, geralmente bato com metade de um tablete de caldo de galinha caipira da Knnor. Depois é só misturar com o frango e colocar em um refratário. Coloco o queijo mussarela por cima e levo ao forno para gratinar. Na hora de servir e só acrescentar a batata palha em cima do queijo e pronto!

Empadão de Frango




massa:
- 6 xícaras de chá de farinha de trigo
- 2 gemas
- 1/2 copo (tipo americano) de óleo
- margarina (que dê liga)
- sal a gosto

Misture todos os ingredientes deixando a margarina por
último, ao formar uma massa compacta está pronta. O
segredo para a massa ficar podre é a margarina, use
sempre a de tabletes , ou seja, a margarina culinária,
a massa fica deliciosa e leve.
Abra esta massa no pirex (esta quantia de massa serve
para um refratário de 30x20 cm) coloque o recheio,
pegue um microfilme maior que o refratário abra a massa
sobre o plástico e após cubra o recheio fechando as
bordas, pincele com uma gema e asse até
ficar a massa ficar dourada
Recheios:
palmito:
- 1 cebola e 2 dentes de alho picados
- 200 ml de polpa de tomate
- 2 xícaras de chá de leite
- 2 colheres de sopa maizena bem cheias
- sal
- azeitona picada
Frite em 4 colheres de sopa de óleo a cebola e os
dentes de alho, junte o palmito picado, depois junte a
polpa de tomate e refogue por uns minutos. Acrescente o
leite misturado com a maizena cozinhe até engrossar

Frango: use 1kg de peito de frango, frite o frango até
ficar dourado.Após desfie a carne, coloque as 200ml da
polpa de tomate...Deixe cozinhar um pouco, acrescente 2
xícaras de chá de leite misturada com 2 colheres de
maizena, cozinhe até engrossar.


Só alterei algumas coisinhas na receita acima... Ao invés de usar margarina utilizei manteiga e deu muito certo para a massa! Usei 3 gemas na mistura da massa e mais duas por cima para dourar, mas acho que apenas uma para dourar é o suficiente. O frango eu fiz na panela de pressão, igual ao do Fricasse e após acrescentei o molho de tomate. Como não tinha muita maisena, minha sogra colocou 3 colheres de farinha de trigo e o restinho que tinha de maisena (acho que não tinha nem uma colher direito) no leite e também ficou bom!

Ah, devo acrescentar que minha sogra sempre dá uma super força no preparo... Faço o almoço pela manhã, apesar de meu horário no trabalho ser 9h e 30min... Por isso tenho de madrugar, além de colocar minha sogra doida... rsrs. Obrigada sogrinha linda!

Beijos a todos e até mais!

3 comentários:

  1. Parabéns!!!! Estou muito orgulha do seu post!!! kkkk Beijos

    ResponderExcluir
  2. Finalmente Ingrid! Eheheheehh! Queria muito essa receita do fricassé. Ele é delicioso! Vou tentar e depois te conto. Bj

    ResponderExcluir