quarta-feira, 25 de maio de 2011

Cozinha da Polly B. - Moussaka

Olá pessoal!!
A receita de hoje (na verdade já é de ontem, terça-feira) foi sugerida por um amigo que encontro todos os dias no parque de Águas Claras, o Sertório, é o pai da Nina Paula amiga do meu cachorrinho lindo e fofo: o Conca. Levamos os filhotes pra passear e brincar todos os dias e enquanto isso conversamos sobre tudo, inclusive trocamos receitas. Essa já tinha sido aprovada pela Patrícia (mãe da Nina) e hoje foi a vez das meninas do caixa de sabores. Todo mundo gostou. É uma receita grega adaptada ao Brasil.
Confesso que não é tão prática como as receitas que costumo fazer, mas valeu a pena.
É assim:

Molho Branco
1l de leite (reserve um pouco pra dissolver a maizena)
Cebola, alecrim e 1 folha de louro
2 colh. sopa de maizena dissolvida em um pouco de leite
2 colh. sopa de manteiga
1/2 cebola peicadinha
1 pitada de noz moscada ralada

Carne
1kg de carne moída (tbm tem gente que faz com filé picadinho, ou qq outra carne de preferência, mas segundo o Sertório com carne moída fica mais gostoso)
Azeite, alho e cebola
Sal e pimenta do reino (e o que mais você quiser/tiver)
2 latas de tomate pelado (é preciso tirar as sementes, mas tbm pode ser molho de tomate normal)

Berinjela:
2 berinjelas (médias) cortadas bem fininhas.
Azeite

E mais:
Mussarela de búfala (a receita é com queijo de cabra, mas como a Marilia falou que é horrível comprei de búfala, também pode ser mussarela comum)
Queijo ralado (tem uma marca que é uma delícia porque o queijo vem ralado mesmo e não esfarelado, chama Relíquia da Canastra)

Molho Branco:
Comecei deixando o molho branco pronto (mas recomendo que vc comece pelas berinjelas):
Fiz com maizena porque não gosto do cheiro da farinha de trigo com a manteiga. Arghh!
Coloquei 1 litro de leite pra ferver com meia cebola, alecrim e 1 folha de louro (fica cheiroso, mas depois tem que coar)
Depois derreti numa panela a manteiga, refoguei um pouco de cebola picada em pedaços bem pequenos, (frita só um pouquinho pra soltar o sabor, não precisa a cebola queimar), e coloquei o leite coado e a maizena dissolvida. Aí foi só esperar engrossar um pouquinho, mexendo pra não estragar tudo. (Deixe no ponto de um molho/creme e não de um mingau). Por último ralei um tiquinho de noz moscada pra dar aquele toque. Molho branco pronto.

A carne:
Refoguei no azeite alho e cebola, depois coloquei a carne, enquanto ia mexendo coloquei sal, pimenta do reino, orégano, alho em flocos e até um pouquinho de cominho (tudo que é tempero que eu tinha em casa.rs)
Fiquei mexendo até a carne secar um pouco da água que sempre solta e ficar com uma cor legal, coloquei o tomate pelado e mexi mais pra desmanchar o tomate. Deixei ferver um pouco (+-10min.). Carne pronta!

Berinjela:
A berinjela deixei de molho por 1 hora na água com sal (dizem que tira o amargo da berinjela), depois escorri a água, passei um papel toalha pra secar (bem mais ou menos) e fritei no azeite. Na próxima vou testar com berinjela grelhada.

Montagem:
Na assadeira primeiro coloquei a berinjela, por cima molho branco (se ele estiver muito grosso é só colocar mais um pouquinho de leite e mexer), a carne e a mussarela de búfala. Repeti essas camadas mais uma vez e finalizei com a mussarela  e o molho branco. Joguei queijo ralado por cima e coloquei no forno só pra derreter o queijo. Hummm!! Arroz pra acompanhar e não sobrou nadinha.

Ah! Fiquei devendo a receita da semana passada, mas foi super simples: arroz, feijão, purê de abóbora e bife. A sensação é o purê, mas quando eu fizer de novo, explico.

Ah! Última observação, quero mandar um bj para o meu marido lindo, Santiago, e agradecer pelo meu presente: tô inaugurando meu notebook hoje... eheheheh!! :)
bj galera.


4 comentários:

  1. Hummm, ficou uma delicia!!!!
    Muito bom Polly!!

    ResponderExcluir
  2. Uma delíciaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa. Nada como o pai do amigo do cachorro da amiga. rs

    ResponderExcluir
  3. Ai gente hoje o nosso blog fez o seu papel!! Minha amiga fez a carne e divulgou no blog dela!!
    Depois passem lá pra ver http://bellalarcao.blogspot.com/

    Ela postou comentario no dia que postei a receita.

    beijos!!!

    ResponderExcluir